sábado, 7 de agosto de 2010

Ligamento Cruzado Anterior


O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo humano. Para o seu perfeito funcionamento ele depende: 4 ligamentos primários (cruzado anterior, posterior, colateral medial e lateral), tendões, músculos e ligamentos secundários. Os ligamentos centrais do joelho dividem-sem em cruzado anterior ("frente") e posterior ("trás"). O ligamento cruzado anterior conecta a parte anterior da tíbia com a parte posterior do fêmur e evita o deslizamento anterior da tíbia.
Como ocorre a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) ?
A lesão pode ocorrer por um trauma direto no joelho como ocorre no futebol; mas a maioria das lesões ocorrem sem o contato direto do joelho com outro "objeto", ou seja, uma torção do joelho.
Quais são os sinais de ruptura ?
Na maioria dos casos quando o LCA se rompe, você sente o entorse com um barulho audível ("estalo"); o joelho normalmente incha e você dificuldade para andar.
Como é feito o diagnóstico ?
Normalmente os sintomas são intensos o que obriga o paciente procurar o médico. Na maioria das vezes é possível fazer o diagnóstico pelo exame clínico, porém é necessário solicitar alguns exames complementares (ressonância magnética) afim de identificar algumas lesões que possam estar associadas: menisco, cartilagem, ligamento colateral, etc.
E a cirurgia ? É necessária ?
A resposta varia de pessoa para pessoa e deve ser levado em consideração: nível de atividade, expectativa do paciente, lesões associadas (menisco/cartilagem), falseios, etc.
Como é feito a cirurgia ?
Anos de experiência comprovaram que a simples cicatrização do ligamento é raramente bem sucedida. A cirurgia é feita através da retirada de enxertos de tendões ou ligamentos ao redor do joelho, e até de cadáveres e fixado no joelho através de túneis perfurados no fêmur e na tíbia. Com o tempo esses enxertos ganham suprimento sanguíneo e se tornam um ligamento vivo fixado ao osso.
E a recuperação após a cirurgia ?
A reabilitação se inicia desde o primeiro dia de pós-operatório e exige um trabalho árduo. O retorno ao trabalho vai depender do tipo de atividade de cada paciente, ou seja, se ele trabalha em um escritório sentado poderá retornar com uma a duas semanas, já para atletas ou profissionais que exigem esforço excessivo terão que aguardar um período aproximado de 6 meses. Mesmo o retorno do esportista irá depender da sua modalidade: futebol, vôlei, golf, etc
O grau de sucesso de cirurgia é alto. Estudos tem mostrado que 90% dos pacientes estão aptos a retornar as atividades profissionais e esportivas sem instabilidade do joelho.
Reabilitação ?
O objetivo principal da reabilitação são: restabelecer a amplitude de movimento total do joelho, e reequilibrar a força muscular, visando que o paciente volte com segurança e em condições adequadas à prática esportiva e social, portanto é fase fundamental na continuidade do tratamento.

Dr. Marcos Paulo Pires
mpfpires@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário