sábado, 7 de agosto de 2010

PRP Plasma Rico em Plaquetas


PRP – Plasma Rico em Plaquetas X lesões músculo esqueleticas
Na Europa e Estados Unidos, cada vez mais tem aumentado o uso de produtos do próprio sangue para facilitar a cicatrização em diversas situações.
Uma dessas utilizações, é o uso do PRP, Plasma Rico em Plaquetas, um procedimento em que é retirado uma amostra do próprio sangue do paciente em uma seringa e é feito a separação das plaquetas através de uma centrífuga, de tal modo que é possível atingir grandes concentracões dessas células.
As plaquetas são células reparadoras, que produzem substâncias chamadas fatores de crescimento e que contribuem na reparação tecidual. Por isso, alguns chamavam esse tratamento de “fator de crescimento”, o que trazia confusão com o hormônio de crescimento, utilizado como “doping”, porem são coisas distintas.
Com esse conhecimento aumentou ainda o entusiasmo para uso desses produtos em diversas lesões de difícil cicatrização. Pelo fato do PRP ser um produto autologo, ou seja, do próprio paciente, é um tratamento seguro, e está descrito em diversas areas: ortopedia, medicina esportiva, neurocirurgia, oftalmologia, etc.
Cada vez mais saem pesquisas na utilização para cicatrização de lesões incluindo: epicondilites lateral, faceite plantar, lesões de cartilagem, etc.
Mas, como a técnica é recente e ainda existem algumas controvérsias na literatura, ainda temos um pouco de dificuldade em liberação pelos convênios, porem temos muitos resultados positivos.
Ainda temos, muito o que aprender, temos que ser receptivos as novas tecnologias, porém ser criteriosos em suas indicações.

Marcos Paulo Fonseca Pires
CRM 97878
Contato: mpfpires@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário