domingo, 20 de março de 2011

Síndrome do Atrito do Trato Iliotibial - "Joelho de Corredor"

A Sindrome do Atrito do Trato Iliotibial é considerada uma lesão comum entre os corredores de média e longa distância, e por isso é chamada de "joelho de corredor".  Apesar dessa nomenclatura, é bastante frequente entre os ciclistas, mas pode ocorrer em outras modalidades esportivas.


É considerada uma lesão de "overuse", muitas vezes mal diagnosticada, e se manifesta como uma dor na face lateral do joelho em decorrência ao atrito do trato iliotibial (= membrana espessa que envolve a musculatura da coxa desde o quadril até o joelho), e o condilo lateral (região mais proeminente no joelho).  Em alguns casos, a dor pode ser referida no quadril na altura do trocânter maior.

O principais fatores associdados estão relacionados ao erros de treinamento, fraqueza de determinados grupos musculares, tipo de pisada, corrida em terrenos irregulares e declives, além de fatores anatômicos.  Além disso, é importante realizar o diagnóstico diferencial com outras enfermidades como lesão de menisco e cisto meniscal.
Feito o diagnóstico correto, o tratamento é muito amplo desde o repouso, correção do treinamneto, uso de palmilhas corretivas, reforço muscular, e uso de medicação anti-inflamatória.

A cirurgia fica reservada para os casos refratários ao tratamento clínico.  Porém, é fundamental um diagnóstico preciso e um tratamento bem feito para que se tenha a certeza da indicação cirúrgica.

Dr. Marcos Paulo Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário