sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arte Circense e Saúde


O circo é uma arte antiga descrita desde os chineses e gregos há mais de 4.000 anos.  Ao falarmos em circo, o nosso primeiro pensamento está nos palhaços, acrobacias, malabares, contorção, etc, um verdadeiro espetáculo.  Porém, por traz de tudo isso está muito treinamento, preparo físico, e consequentemente diversos benefícios ao corpo.
É um ótimo modo de ganho de força muscular, equilíbrio, alongamento e alívio do stress, e que hoje já está ao alcance de todos.  Para aqueles que tem dificuldade de se acostumar em academia e querem manter a forma, o circo é uma boa opção.  Entretanto, como qualquer atividade física, deve-se tomar cuidado com algumas lesões.
Historicamente a medicina sempre focou para lesões em esportes competitivos como futebol, volei, basketball, natação, mas, o meio circense também merece uma atenção especial, principalmente os acrobatas, cujas apresentações exigem elasticidade e força muscular do profissional.
Ian Shrier et al (2009), avaliou 1376 artistas do Cirque du Soleil em um período de quatro anos, e não foram observadas diferenças no número de lesões quanto ao sexo.  Os acrobatas por exigirem mais do corpo, e pelos tipos de manobras eram os mais acometidos (1107), seguido pelos não acrobatas (162) e músicos (107).  A topografia das lesões variaram com o tipo de atividade.  A prevenção de lesões deve ser individualizada para cada atleta.  No membro superior, o ombro foi responsável por 50% das lesões. Vale ressaltar, que a maioria das lesões eram leves e que não prejudicaram a performance desses atletas.
Apesar de não ter muitos dados na literatura, o circo é uma atividade segura, e deve ser feita sob orientação de profissionais bem preparados.  Além disso, é uma atividade física bem variada, oferece bom condicionamento físico, e trabalha a mente por exigir muita concentração.



Dr. Marcos Paulo Pires





Nenhum comentário:

Postar um comentário